PSDB elege nova direção e reforça convite de filiação a Rodrigo Decimo

PSDB elege nova direção e reforça convite de filiação a Rodrigo Decimo

Foto: Nathália Schneider

Com a presença dos partidos da base aliada do governo Jorge Pozzobom, o PSDB de Santa Maria realizou sua convenção, neste sábado (26), e referendou a chapa de consenso formada para o diretório e para direção municipal com o procurador jurídico da prefeitura, Guilherme Cortez, como presidente para os próximos dois anos. Ele assume no lugar de João Chaves, atual secretário de Desenvolvimento Social.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
 

Os tucanos e cargos em comissão (CCs) lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, que foi decorado nas cores do PSDB: azul e amarelo. Já as manifestações foram predominantemente com foco “nas entregas” do governo Pozzobom e, claro, nas eleições de 2024 com o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) como nome escolhido para defender o projeto tucano. A indefinição fica por conta do partido pelo qual ele disputará o pleito. Convidado pelo presidente estadual do PL, Giovani Cherini, e anunciado, neste mês, como pré-candidato da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, tudo sinaliza para um recuo, principalmente pela pressão do Palácio Piratini.


Em seu pronunciamento, o novo presidente do PSDB defendeu o foco nas ações do governo e se comprometeu em dialogar com outros partidos na construção de uma aliança em torno de Rodrigo Decimo


– O partido se remobiliza já com o pensamento em 2024. E, sim fizemos o convite oficial ao Rodrigo Decimo, um homem sério e íntegro, para que possa defender esse projeto. Mas, hoje, o governo está focado em entregar conquistas, os avanços. Rodrigo Decimo e Jorge Pozzobom, na minha visão, são candidatos a continuar trabalhando por uma cidade melhor – afirmou Cortez. 


Acrescentou que o PSDB irá trabalhar por uma nominata “forte” a vereador. Também destacou que a sigla tucana irá “respeitar o tempo dos partidos” e também de Decimo. 


– Estamos abertos ao diálogo buscando as convergências – concluiu o novo presidente tucano.

 
A incógnita

Decimo, que foi mencionado na maioria dos discursos e tratado como o sucessor de Pozzobom na disputa de 2024, disse que, diante da movimentação de nomes do cenário eleitoral antecipado, está convencido que precisa priorizar a administração de Santa Maria. “Com esses inúmeros convites (de partidos), fico muito honrado e lisonjeado, mas me convenci que, mais do que nunca, tenho de colocar minhas energias para ajudar o prefeito a administrar a cidade”, desconversou o vice-prefeito.


Desabafo do prefeito

Já o prefeito, por sua vez, destacou algumas obras do seu governo, como a construção de creches, e ações que serão entregues até o final do mandato, em dezembro de 2024. Ele aproveitou a oportunidade e fez um desabafo, frisando que “tem vida pessoal” e que é pai de duas filhas, referindo-se ao fato de ser alvo de comentários e críticas em redes sociais não, necessariamente, sobre a figura pública. 


– Posso ter milhões de defeitos, mas o Jorge não é corrupto, não é ladrão – desabafou Pozzobom. 


Durante a manifestação, ele entregou uma ficha de filiação a Decimo e afirmou que quer que “o Rodrigo seja candidato pelo PSDB”. Ao mesmo tempo, Pozzobom ressaltou que, “jamais” irá interferir na decisão de seu vice, embora o prefeito seja o mentor de sua vinda para a política e tem toda uma influência sobre seu futuro partidário.

 
Prestigiaram a convenção, entre outros, o presidente do Republicanos, vereador Alexandre Vargas, também líder do governo Pozzobom na Câmara, o presidente do PL, Marco Mascarenhas, e o ex-candidato a deputado federal Ewerton Falk, hoje presidente do instituto de Planejamento (Iplan), e o vereador Adelar Vargas (MDB), Bolinha, todos da base do Executivo. Mas também compareceram dirigentes de partidos que são oposição ao governo no Legislativo: Pablo Pacheco, presidente do Progressistas, e Marcelino Severo, presidente do Podemos.

Nova direção tucana

  • Presidente - Guilherme Cortez
  • Vice-Presidente - Alexandre Lima
  • Secretária-Geral - Aline Neves
  • Tesoureira - Kelly Madruga
  • Vogais - Carlos Vianna e João Chaves
  • Suplentes - Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Juliano Soares Juba

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente Lula assina medida provisória para taxar fundos de super-ricos no país Anterior

Presidente Lula assina medida provisória para taxar fundos de super-ricos no país

Assembleia Legislativa vai conceder Mérito Farroupilha a pioneiro do Distrito Industrial de Santa Maria Próximo

Assembleia Legislativa vai conceder Mérito Farroupilha a pioneiro do Distrito Industrial de Santa Maria

Política